Considero o Inglês no Supermercado um excelente blog, baseado nos elogios sinceros dos visitantes. Mas ele não está sozinho na Internet. Há outros sites que também considero não menos do que excelente. E vou apresentá-los a você, visto que eles também são meus sites favoritos para estudo da língua inglesa, diversão e suporte para trabalhos com esse idioma. Follow me.
Recomendo com empenho: EnglishTown
Para começar, quando estava prestes a me formar na faculdade de Letras, meu inglês era de nível entre básico e intermediário. Isso me incomodava. Eu queria ter meu diploma e falar fluentemente o inglês. Então, quando acabei a faculdade, resolvi me matricular em uma dessas escolas que aparecem em comerciais de televisão. Mas algumas coisas me incomodavam. Essas escolas tinham programas demorados e mensalidades e livros caros. Para piorar, notei que meus amigos que tinham certificados de inglês avançado dessas escolas eram incapazes de falar com fluência. Pensei: vou gastar tempo e dinheiro e não vou falar fluentemente. Resolvi, então, experimentar algo diferente. Decidi-me por estudar
online. E fiz minha matrícula no curso de inglês da
Englishtown.
Meu amigo e minha amiga, foi a melhor coisa que fiz. Quando chegava do trabalho, eu me trancava no quarto e começava a estudar das 18h às 22h, todos os dias. Eu tinha essa carga intensa porque queria economizar. É que no Englishtown você é quem determina seu ritmo e paga por mês. Eu pensava: se eu acelerar, acabo o curso antes e economizo dinheiro. Assim sendo, eu assistia aos vídeos, fazia os exercícios, enviava as redações regularmente e conversava com professores americanos, ingleses, etc. Três meses depois… um belo dia, antes de dormir, resolvi contar para mim mesmo, em inglês, o que foi que eu tinha feito durante o dia. Tomei um susto. Naquele momento, notei que estava falando inglês com fluência e naturalidade. Eu falava, falava, falava e não pensava em nenhum momento na língua portuguesa. Inclusive quando eu cometia erros de gramática, eu os corrigia na hora em inglês. Foi um dia de muita felicidade para mim. Não esqueço até hoje. Repito: já me esqueci de muita coisa nesta vida, mas o dia em que notei que falava inglês com fluência jamais esqueço. Recomendo o Englishtown com empenho. Sabe o que é curioso agora? É que se eu falar em inglês e pensar em alguma coisa em português, me atrapalho todo. Quando falo inglês, tenho que pensar só em inglês. Nada de português deve circular na minha mente. Aí tiro nota máxima.
Aprendendo inglês de forma grátis
Entusiasmado com meu inglês fluente, resolvi ampliar meu vocabulário em outro curso, mas desta vez, de forma gratuita. Fiz minha inscrição no
Livemocha. Esse curso não chega ao padrão de excelência do Englishtown, contudo ele ajudou a ampliar meu vocabulário. Nele, estudantes estrangeiros ajudam você no quesito pronúncia, leitura e escrita. E se você tiver tempo, ainda pode aprender francês, alemão, espanhol e outras línguas. Inclusive tem até português para estrangeiros. Recomendo o site. É bom.
Como memorizar palavras estrangeiras
Outra dica: se você precisa ampliar seu vocabulário rapidamente, recomendo a técnica de
flash card. Nessa técnica, você pega um cartão em branco. No anverso, você escreve uma palavra em inglês e uma frase com essa palavra; no verso, você escreve a tradução da palavras e do exemplo. Faça, 100, 200… quantos cartões quiser, de acordo com o número de palavras que você queira memorizar. Depois que os cartões estiverem prontos, coloque as palavras inglesas voltadas para cima e diga qual é a tradução. Se acertar, coloque o cartão em um lado. Se errar, coloque o cartão em outro lado. Quando acabar a primeira rodada, você terá duas pilhas de cartões, a pilha de cartões acertados e a pilha de cartões errados. Com isso, você vai saber as palavras que domina e as que precisa estudar. Repita o processo com a pilha de cartões que você errou… Em pouco tempo, você verá que todos os cartões ficarão na pilha dos acertos. Nesse momento, seu vocabulário já terá aumentado enormemente. Há sites que preparam “flash cards” na Internet. Um excelente site para isso é o
Wordsteps. Neste site, há 10 tipos diferentes de técnicas que ajudam você a aumentar e fixar um novo vocabulário inglês, espanhol, francês, russo, chinês, italiano, alemão e japonês. Excelente.
Aperfeiçoando o “listening”
Outra coisa que me incomodava era ouvir músicas em inglês e não entender tudo. Na verdade, havia canções que eu entendia tudo, outras eu não entendia nada ou entendia parcialmente. Para vencer esse desafio, resolvi ouvir muito podcast em inglês. Deu certo. Hoje ainda tenho problemas com algumas canções, mas diante de ingleses, norte-americanos e sul-africanos, eu os compreendo perfeitamente e me faço entender. Até o momento, só tive dificuldades em entender indianos e alguns sul-africanos que não tinham o inglês como língua mãe. Como você sabe, na Índia eles falam mais de cinquenta dialetos, e na África do Sul são onze idiomas oficiais, entre eles o zulu e o xhosa.
Bom, para apurar meu ouvido, baixei, via programas E-mule e Ares, os podcasts dos seguintes sites ESLPOD, Business English Pod e Wicked Good Podcast. Se sua audição ainda não é boa, recomendo que comece com o ESLPOD, pois o professor norte-americano fala pausadamente. Outra coisa: ouça pelo menos 10 vezes o mesmo podcast. Não adianta ouvir diversos deles no mesmo dia. Quando você repete o podcast 10 vezes, as estruturas das frases e vocabulário ficam consolidados no seu subconsciente, e seu ouvido fica mais apurado. Com o tempo, você começa a ouvir sutilezas que seu ouvido deixava escapar anteriormente. Agora vou dar uma de esnobe 🙂 : eu ouço os podcasts sem necessidade de material escrito do lado. Mas se você precisa de material escrito para entender pequenos trechos, procure os arquivos com extensão .pdf no E-mule ou Ares.
Curso de inglês para norte-americanos
Outro podcast que gosto muito está no site
Quick and Dirty Tips. São os podcasts
Grammar Girl produzidos por uma professora norte-americana, que dá aulas de inglês para nativos. Ou seja, o ritmo é aceleradíssimo e sem preocupação com estrangeiros que estão aprendendo o idioma. Ouço esses pods diariamente no trajeto casa – trabalho – casa. Considero-os simplesmente excelentes. Baixe os podcasts da Grammar Girl também via E-mule ou Ares.
Quando você apura seu ouvido, seu inglês melhora consideravelmente. Sua pronúncia soa mais natural. Ouça os podcasts e imite os falantes. Você vai aprender muito. Você pode baixar o E-mule e o Ares nos sites Baixaki e Superdownloads.
Aprendendo inglês com vídeos
Vez ou outra, também vejo vídeos para aprender inglês. Não gosto de ver filmes longos. Então, prefiro ver os vídeos curtos legendados e traduzidos no site
Yappr. Meu amigo e minha amiga, o conteúdo desse site também é excelente. Dê uma olhada. Você não vai se arrepender.
Sites para ajudar professores de inglês
Agora, se você é professor, recomendo dois excelentes sites que apresentam teorias, didáticas, gramáticas e atividades que deixarão suas aulas mais dinâmicas e atuais. São eles:
English Made in Brazil e
BBC Learning English. São nada menos do que excelentes. Eis os sites:
Sites brasileiros para aperfeiçoar seu inglês
Se você é tradutor ou precisa fazer traduções mais precisas, há três excelentes
blogs brasileiros que precisam estar obrigatoriamente em sua pasta de favoritos. São eles
Inglês na Ponta da Língua,
Tecla Sap,
English Experts e
Inglês Verde Amarelo. Veja detalhes.
O Inglês na Ponta da Língua é assinado pelo Prof. Denilso de Lima, que também é o autor de dois livros que tratam das peculiaridades da língua inglesa: Por que É Assim e Não é Assado? e Inglês na Ponta da Língua.
Já o blog Tecla Sap é subscrito pelo famoso intérprete Ulisses Wehby de Carvalho que, vez ou outra, é convidado a participar do Programa do Jó, para apresentar dicas, dar sugestões e contar fatos curiosos referentes ao mundo da interpretação. Em abril de 2009, postamos um artigo referente a falsos cognatos, no qual assistimos a um vídeo do intérprete Ulisses dando dicas de inglês. Procure mais vídeos de ele dando dicas de tradução no Youtube.
O blog English Expert também apresenta dicas de inglês e dá sugestões para estudantes de nível básico, intermediário e avançado. Conta com o suporte e a participação de especialistas e professores de língua inglesa.
Por sua vez, o site Inglês Verde e Amarelo é assinado por um americano que fala português e, por isso, ele consegue entender com mais profundidade as dificuldades do brasileiro para aprender inglês. O autor dá dicas de pronúncia e apresenta vocabulários específicos para que o aluno brasileiro fale com um vocabulário mais natural e preciso. No site, há também uma enorme comunidade de estudantes que trocam experiências, tiram dúvidas, etc. Eis o site:
Suas sugestões
Bom, apresentei a vocês os sites que considero excelentes por experiência própria. São esses os sites que serviram para minha formação em língua inglesa. Eles são a base sólida do Inglês no Supermercado. Contudo, sei que no mundo da Internet há sempre coisas excelentes surgindo. Se você conhece algum site relevante para o estudo da língua inglesa, por favor, envie seu comentário. Também gostaria de ouvir sua opinião a respeito de minha lista. Fico por aqui.