Línguas Inglesas – Inglês Jamaicano, Características
A música contagiante e a bonita sonoridade do inglês jamaicano ajudaram muito num processo que vem se desencadeando desde a independência da Jamaica em 1962. A partir daquela época, o inglês jamaicano tem se firmado como o possível idioma-padrão em todo o Caribe, sem dever nada aos seus poderosos relativos americanos ou britânicos. O apelo da música, da dub poetry e da religião rastafári fez com que o crioulo jamaicano se espalhasse por toda a região caribenha. Até mesmo as novas gerações de poetas, com curso superior e pleno comando do inglês padrão, não têm a menor relutância em virar as costas para o modelo americano ou britânico e usar a língua crioula do seu povo. Mas a influência do jamaicano vai muito além do Caribe. De acordo com o Oxford Companion to the English Language, o crioulo jamaicano “… tem tido uma enorme influência no Reino Unido onde domina as demais variedades de inglês caribenho e onde se tornou o maior fator na evolução do Black English britânico”.
Nenhum Problema Jamaica
Uma breve análise do crioulo jamaicano dá uma ideia do que está acontecendo à língua inglesa no Caribe. Um bom exemplo é a linguagem usada nos letreiros de trânsito. Em inglês padrão: No right turn (proibido dobrar à direita), School zone begins (início de zona escolar), No entry (entrada proibida), Keep left (mantenha a esquerda) e No parking between these signs (proibido estacionar entre estes letreiros). Em crioulo jamaicano, respectivamente: No ton rait, Skull bigin, No enta, Kip lef, No paak bitwiin dem sain ya [McCrum, 1993, p. 310]. Por escrito até que não é tão difícil assim deduzir o significado dos letreiros. Note a tendência do jamaicano a representar os sons foneticamente.
No próximo artigo veremos como a influência do crioulo jamaicano vai muito além do Caribe e no Reino Unido. (Contato com o autor: John D. Godinho – [email protected])
O texto acima faz parte do livro Once Upon a Time um Inglês… A história, os truques e os tiques do idioma mais falado do planeta escrito por John D. Godinho. Adquira essa obra nos seguintes endereços: |
Línguas Inglesas – O Neozelandês
Línguas Inglesas – Inglês Sul-Africano, a História
Línguas Inglesas – Inglês Australiano, a Colônia Penal
Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione um link para esta página ou clique nos ícones abaixo e divulgue o blog e tudo que você sabe sobre Línguas Inglesas – Inglês Jamaicano – Características no Facebook, Twitter, emails etc.