Curiosidades e Dicas do Inglês Falado: “Glottal Stop” e Pronúncias Desregradas do H, GH e OUGH
As letras D e T não se cansam de criar surpresas. Como se o processo de flapping e outros truques não fossem o suficiente, elas inventaram uma forma de se ausentar deixando no seu lugar um som raramente abordado nas aulas de inglês. Trata-se do som produzido por uma manobra física chamada glottal stop (parada glotal), que vem a ser um rápido fechamento e abertura das cordas vocais. É o que acontece quando tossimos levemente e a garganta se fecha por um breve instante, interrompendo o fluxo de ar. O som da parada glotal, que não existe nas línguas românicas, está presente tanto no inglês americano quanto no britânico. Porém, em certos sotaques britânicos, como o Estuary English (onde as letras p e k também podem ser substituídas), ela é tão frequente, e tão mais forte, que um estrangeiro e até muitos americanos têm dificuldade em entender o que está sendo dito; o diálogo fica prejudicado.
Símbolo da Parada Glotal
“Glottal Stop” no inglês americano e britânico
Quando a parada glotal ocorre em alguns sotaques do inglês britânico, o seu posicionamento é bem mais imprevisível: statement /staʔment/; seatbelt /seaʔbelt/; bottle /boʔal/; water /wahʔah/; Britain /Briʔn/; satellite /saʔelliʔe/; conservative /conservaʔive/.
Pronúncias Desregradas do
H, GH e OUGH em inglês
Ainda hoje existem muitas palavras que são sérias candidatas a um pequeno corte do H – como he, him, her, o que pode causar algum transtorno a um estrangeiro. Digamos, por exemplo, que você ouve a pergunta “What did ‘e give ‘er?” e não entende muito bem. Parece que está faltando alguma coisa; e, realmente, está. Afinal, os agás aspirados foram eliminados e você nem suspeita que tanto ‘e quanto ‘er são he e her. Esta variação está acontecendo há séculos no inglês falado e algumas pesquisas indicam que, pelo menos na Inglaterra, existe uma tendência a simplesmente eliminar o H inicial. Porém, ele não está totalmente perdido porque no inglês falado americano, irlandês e escocês, a perseguição não tem sido tão ferrenha. E é sempre bom lembrar que no inglês padrão escrito, o H continua incólume.
A leviandade e demência das letras e suas combinações em inglês parecem atingir a anarquia total na combinação das letras OUGH, que pode ser pronunciada de, no mínimo, seis formas: tough /táf/, though /thô-u/, thought /thót/, through /thru/, plough /pláu/, hiccough /hêcâp/.
As incongruências da pronúncia da língua inglesa estão presentes até na palavra orthoepy, que significa o estudo da pronúncia. Para seu vexame, ela pode ser pronunciada de duas formas.
Nota do Autor: Outros aspectos do inglês falado serão abordados em artigos futuros.
O texto acima faz parte do livro Once Upon a Time um Inglês… A história, os truques e os tiques do idioma mais falado do planeta escrito por John D. Godinho. Adquira essa obra nos seguintes endereços: |
Schwa: o som mais pronunciado em inglês
Dica para pronunciar corretamente o TH em inglês
Dicas do Inglês Falado: Pronúncia e Escrita Desregradas
Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione o blog ao iGoogle. Adicione um link para esta página. Clique nos ícones abaixo e divulgue o blog e tudo que você sabe a respeito do inglês falado no Orkut, Twitter, Facebook, emails etc.