Curiosidades e Dicas do Inglês Falado – Pronúncia e Escrita Desregradas
A coisa mais previsível na língua inglesa é que ela é imprevisível. O inglês falado e o inglês escrito trilham veredas diferentes e se comportam mais como primos distantes do que como irmãos.
Inglês: pronúncia e escrita desregradas
low; how (lô-u/háu) | five; give (faiv/guêv) |
break; speak (breik/spik) | shove; move (chav/muv) |
beard; heard (biârd/hêrd) | road; broad (rô-u-d/bród) |
Para complicar mais a vida do estrangeiro, há palavras em que a situação se inverte — a pronúncia é igual, mas a palavra se escreve de forma diferente:
herd; heard (hêrd) | way; weigh (uei) |
fir; fur (fêr) | know; no (nô-u) |
plain; plane (pleine) | pier; peer (píar) |
Inglês: não confie totalmente nas letras
O inglês falado não reconhece certas combinações de letras no início de palavras, como PS, PT, PN e KN. Por isso, as letras P e K ficam caladas em palavras como psychology (psicologia), pterodactyl (pterodátilo), pneumonia (pneumonia), e knee (joelho), know (saber), knife (faca). Porém, o P tem liberdade para se juntar ao H para formar o som de F, como em pharmacy (farmácia).
As letras S, N e W também têm os seus momentos de silêncio: o S não é levado em conta em palavras como island, debris, Illinois (ilha, escombros, nome do estado norte-americano); o N esconde-se em palavras como autumn, hymn, solemn (outono, hino, solene); o W não marca presença em answer, sword, two, who, write, wrap (resposta, espada, dois, quem, escrever, embrulhar).
Já o Y no final de palavras, que normalmente tem o valor de I, parece ser discriminado pelo brasileiro — é praticamente sempre ignorado, de forma que navy (marinha) sai “neiv,” em vez de “neivi”; crazy (que deveria ser “creizi”, maluco) vira “creize” que é o som de craze (maluquice), easy (ízi: fácil) torna-se “íze” que é o som de ease (facilidade). Por outro lado, em monossílabos e verbos, o Y final jamais pode ser esquecido e é pronunciado ai: by, my, why, cry, buy, fly, multiply, qualify, satisfy, etc., (bai, mai, etc.) (por; meu/minha; porquê; chorar; comprar; voar; multiplicar; qualificar; satisfazer.)
E assim, chegamos à letra I que pode ser pronunciada de várias formas: como ê em bit, lip, six (pedaço, lábio, seis) ou êr em palavras como dirt, shirt, skirt (sujeira, camisa, saia); ai em palavras que terminam em GH ou GHT, como high, thigh, light, night (alto, coxa, luz, noite) ou então, em palavras afetadas pelo “e mágico” como bite, site, ripe (morder, sítio, maduro), exceto give e live (dar, viver/morar), como veremos mais adiante.
Outras letras podem fazer pequenos malabarismos, como o R, mas as mais marotas, para o estrangeiro, talvez sejam E, D, H e T porque dão origem a conflitos inesperados entre o idioma escrito e o falado.
Nota do Autor: Outros aspectos do inglês falado serão abordados em artigos futuros.
O texto acima faz parte do livro Once Upon a Time um Inglês… A história, os truques e os tiques do idioma mais falado do planeta escrito por John D. Godinho. Adquira essa obra nos seguintes endereços: |
Schwa: o som mais pronunciado em inglês
Definição e exemplos de onomatopeia em inglês
Dica para pronunciar corretamente o TH em inglês
Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione o blog ao iGoogle. Adicione um link para esta página. Clique nos ícones abaixo e divulgue o blog e tudo que você sabe a respeito do inglês falado em inglês no Orkut, Twitter, Facebook, emails etc.