Curiosidades e Dicas do Inglês Falado
O estudante de qualquer idioma tem a tendência a apegar-se demais à palavra escrita e, por isso, não se apercebe de um elemento fundamental, que é a necessidade de aprender a ouvir e deixar a palavra escrita em segundo plano. A crua realidade é que as pessoas não fa-lam as-sim, de-va-gar, elasfalamassimebemdepressa. Tudo parece uma palavra só. Numa conversa normal em inglês, as pessoas falam a uma velocidade de aproximadamente 300 sílabas por minuto e não deixam pequenos silêncios entre as palavras como existem pequenos espaços na língua escrita. As palavras perdem seu contorno; é impossível dizer onde termina uma e começa outra. A fala torna-se uma alucinação; as sílabas, palavras, frases, sons, tudo e todos se perseguem, se atrapalham, se atropelam como crianças saindo para a hora do recreio, com a maior displicência.
Para entender o que alguém nos diz, temos que separar os sons, ruídos, e outras vibrações auditivas, reconhecê-los como palavras e juntá-las de forma a fazerem sentido. Quando o outro termina, ou nós achamos que terminou, é a nossa vez de jogar para cima dele uma série de sons, ruídos, etc., como resposta. E por aí vai.
É tudo feito sem o menor esforço, percebido, analisado, e respondido quase que instantaneamente. O som entra por um ouvido e sai pelo outro – o que fica é o significado. Se alguém lhe perguntar: “Do que você gosta mais, maçã ou pêra?” Num piscar de olhos você interpreta a pergunta, “vê” as frutas, compara seus gostos, cheiros, tamanhos e outras características, avalia o que você gosta de cada uma delas, faz um julgamento e formula uma resposta. Repetimos o processo centenas de vezes por dia sem sentir e às vezes com tanta rapidez que já temos a resposta pronta mesmo antes da outra pessoa terminar a pergunta. Mas para fazer tudo isso, é preciso quebrar outro tipo de barreira: a barreira dos sons. É preciso saber reproduzi-los e ouvi-los, além de saber o seu significado.
Inglês Falado: o som do TH
Inglês Falado: o som do L
Nota do Autor: Outros aspectos de “Os Sons do Inglês” serão abordados em artigos futuros.
O texto acima faz parte do livro Once Upon a Time um Inglês… A história, os truques e os tiques do idioma mais falado do planeta escrito por John D. Godinho. Adquira essa obra nos seguintes endereços: |
Schwa: o som mais pronunciado em inglês
100 palavras inglesas de origem portuguesa
Definição e exemplos de onomatopeia em inglês
Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione o blog ao iGoogle. Adicione um link para esta página. Clique nos ícones abaixo e divulgue o blog e tudo que você sabe a respeito do inglês falado em inglês no Orkut, Twitter, Facebook, emails, etc.