Mitologia no Supermercado: deus Apolo, o pai que levou o filho Faetonte à morte
Certamente, você infere o porquê de desenharem raios no rótulo da cerveja Sol. Mas, você já se perguntou o porquê de desenharem um quase círculo no logotipo dos produtos Helios? Já se perguntou o porquê de batizarem um algodão com o nome do deus Apolo? E já se perguntou o porquê das cores amarela e vermelha presentes na embalagem do sabonete Phebo original? Se você nunca prestou atenção a essas embalagens, aviso que nada nelas está ali por acaso. Quem tem um bom nível cultural consegue extrair muitas informações desses rótulos. Hoje, mais uma vez, pretendo aumentar não somente seu vocabulário inglês mas também sua cultura geral. Vejamos detalhadamente tudo sobre Sol, Hélio, Apolo e Phebo. No final, você será capaz de responder a essas três perguntas. Follow me.
Deus Sol e Deus Hélio
Em inglês, Sol , além de ser nota musical e palavra poética usada no lugar de sun, significa Sol, deus solar da Roma Antiga cultuado no Solis Invictus (Sol Invencível). Fontes: Webster Dictionary e The Free Dictionary
Já Hélio em português e Helios em inglês também são o deus Sol da mitologia grega. Do nome desse deus vem o nome do gás hélio (helium em inglês), que é usado para acender luminosos. E de hélio vem o adjetivo heliocêntrico como em sistema heliocêntrico (heliocentric system em inglês), sistema no qual o sol fica no centro e os planetas giram em torno dele. Fontes: Webster Dictionary, The Free Dictionary e Cambridge Dictionary
Deus Apolo e Deus Phebo (Febo)
Apolo em português e Apollo em inglês são o deus da luz do sol, da profecia, da música, da poesia e da medicina, porque o sol cura os doentes com o seu benéfico calor. Por extensão de sentido, Apolo em português e Apollo em inglês também significam homem belo, forte, elegante. Há muitas lendas em torno de Apolo; abaixo, conto uma das que mais gosto: Faetonte, o filho abusado de Apolo. Fontes: Webster Dictionary e The Free Dictionary
Já Phebo/Febo em português e Phoebus em inglês são o deus Sol. O nome desse deus vem do grego phoibos, radiante. Fontes: Webster Dictionary e Dictionary Reference
Faetonte, o filho abusado de Apolo
O palácio do Sol era muito alto, reluzente de ouro, pedras preciosas, portas de prata. Faetonte subiu a escadaria e entrou no palácio. A luz no interior era muito forte, por isso Faetonte se manteve à distância pois não suportava tanta luz. No trono, estava Febo sentado, majestoso. Ao seu lado, estavam o Verão, a Primavera, o Dia, o Mês e o Ano. Febo perguntou a Faetonte o motivo da visita.
“Ó luz do mundo ilimitado, Febo, meu pai, se me permites dar-te este nome, oferece-me uma prova, peço-te pela qual possa ser reconhecido como teu filho.”
Apolo tirou a coroa que radiava luz e chamou o filho para abraçá-lo. Garantiu a Faetonte que ele era seu filho e prometeu dar-lhe qualquer presente que ele pedisse e o pedido seria atendido. Faetonte pediu para conduzir o carro do sol. Apolo disse que falou levianamente, pois esse era o único pedido que ele deveria negar e pediu para Faetonte retirá-lo. Faetonte fez birra e exigiu que Apolo cumprisse sua palavra.
Sol então orientou Faetonte a seguir a trajetória marcada na constelação no dia anterior. Ele não deveria subir demais a carruagem, para não queimar o céu e as estrelas; nem descer demais, para não queimar a Terra e os seres viventes. Enquanto orientava Faetonte, Apolo não percebeu que a Estrela d’Alva já havia recolhido as estrelas menores e estava aguardando estressada que ele aparecesse no horizonte para que ela pudesse descansar. Quando Apolo percebeu seu atraso, mandou Faetonte largar urgentemente com o carro do sol.
Faetonte, então, dá início ao nascer do sol. Os cavalos majestosos que puxavam o carro notaram que o guia era muito leve e começaram a correr desgarrados. Subiram demais e quando Faetonte se deparou com a constelação de Escorpião, ficou assustado e mergulhou em direção à Terra. Isso foi fatal. Muitas plantas secaram; os mares começaram a secar e as costas dos peixes ficaram escuras; os homens na África ficaram negros. As ninfas começaram a chorar pois perderam as águas dos rios onde se banhavam. O ar estava quente e cheio de fumaça e cinza. A Terra em agonia clama piedade a Júpiter (Zeus) e pergunta os motivos de tais castigos.
Quando Júpiter vê os danos que o carro do sol está fazendo nas lavouras, chama urgentemente todos os deuses e decide aplicar uma solução urgente. Todos os deuses, inclusive Apolo, concordam com ele. Júpiter então lança um raio contra Faetonte. O garoto fica com o corpo em chamas, cai como uma estrela cadente fumegante e morre. Apolo nunca mais entregou o carro do sol a ninguém. Essa história está resumida. Tirei de O Livro de Ouro da Mitologia de Thomas Bulfinch (Editora Ediouro).
Por que as amazonas não tinham o seio direito?
Por que Diana transformou um homem em veado?
Por que Baco foi gestado na batata da perna de seu pai?
Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione o blog ao iGoogle. Adicione um link para esta página. Clique nos ícones abaixo e divulgue o blog e tudo que você sabe a respeito do deus Apolo, Phebo, Sol e Helios em inglês no Orkut, Twitter, Facebook, emails, etc.