Curiosidades e Dicas do Inglês Falado: discriminação social, Queen’s English e dialetos britânicos
Discriminação Social entre anglofalantes
The Queen’s (or The King’s) English
A partir do século XVIII, com a publicação dos primeiros dicionários, o movimento para a padronização do inglês escrito ganhou um impulso enorme, o que levou a classe dominante a concluir que deveria haver também um padrão de inglês falado. E assim nasceu the Queen’s English (o “Inglês da Rainha,” naquela época a Rainha Victoria, ou the King’s English quando houver um soberano), empregado pela elite e ao qual “os menos favorecidos” poderiam aspirar. Essa pretensão ambiciosa ocorreu apenas na Inglaterra; na América jamais alguém teve a ousadia de sugerir o President’s English ou coisa semelhante. As pressões para a padronização na América vêm de outros lados e por outros motivos.
Dialetos Britânicos
Ainda hoje existem o scouse, de Liverpool, o brummie, de Birmingham, o mancunian, de Manchester e o geordie, de Newcastle, entre muitos outros, cada um sujeito a diferentes graus de aceitação nos demais recantos da sociedade britânica. Como disse George Bernard Shaw: “É impossível um inglês abrir a boca sem causar raiva a outro inglês”. E há quem diga que o cidadão inglês já nasce equipado com um tipo de GPS que indica, no mapa social, a posição das pessoas com quem fala.
Nota do Autor: Outros aspectos de “Os Sons do Inglês” serão abordados em artigos futuros.
O texto acima faz parte do livro Once Upon a Time um Inglês… A história, os truques e os tiques do idioma mais falado do planeta escrito por John D. Godinho. Adquira essa obra nos seguintes endereços: |
Dica para pronunciar corretamente o TH em inglês
“Glottal Stop” e Pronúncias Desregradas do H, GH e OUGH
Homógrafo heterófono, mudança verbal e influência francesa no inglês
Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione o blog ao iGoogle. Adicione um link para esta página. Clique nos ícones abaixo e divulgue o blog e tudo que você sabe a respeito do inglês falado no Orkut, Twitter, Facebook, emails etc.