Flash Cards – Técnica poderosa para memorizar idioma estrangeiro rapidamente
O assunto de hoje é para atender à solicitação de uma de minhas comentaristas que pediu ajuda para memorizar mais facilmente vocabulário de língua inglesa. A dica valiosa que dou a ela e a você que está lendo este artigo é fruto de minha experiência em sala de aula. Graças ao método que empreguei em minhas turmas, os alunos tiveram excelentes resultados em memorização de vocabulário inglês em curto espaço de tempo. Se você está tendo dificuldade em aumentar seu vocabulário, essa técnica pode resolver seu problema. Follow me.
Idioma Estrangeiro Rapidamente
Minhas experiências com Flash Cards
Outra vivência: dois anos atrás, fui passar férias de final de ano em Pernambuco. Lá encontrei um dos meus sobrinhos em recuperação em língua portuguesa. Ele cursava a 4ª série e precisava tirar nota 8 para passar de ano. Vi que os pais dele estavam aflitos, e o garoto estava em pânico. Era muito conteúdo e a prova seria em dois dias. Prontamente, resolvi ajudá-los. Pegamos folhas de papel ofício e montamos flash cards com o conteúdo de seus livros. Resultado: meu sobrinho passou de ano com nota 10.
Os flash cards servem para memorizar qualquer conteúdo: vocabulário de língua estrangeira, tabuada, capitais dos estados, datas históricas, elementos químicos etc. Outra vantagem do flash card é que ele mostra ao aluno o que ele já sabe e o que ele não sabe. Daí, o estudante aproveita o tempo dele para aprender o que ainda não sabe.
Já falei muito. Vamos ver agora como montar nossos flash cards e como usá-los para obter grandes resultados em curtíssimo espaço de tempo.
Montando seus flash cards
Com cartões em mãos, escreva o verbo inglês na frente (anverso) e a tradução no verso. Veja:
Tive alunos que preparavam os cartões no computador. Mas tenho a impressão de que os alunos que preenchem os cartões a mão obtêm melhores resultados na memorização. Preciso pesquisar isso mais detalhadamente para dar uma resposta definitiva.
Como usar os flash cards
Depois dessa primeira rodada, você vai estar ciente do que você já sabe e do que você realmente precisa estudar. Então, pegue a pilha de cartões ainda não memorizados e comece a ler a tradução. Dê um pequeno intervalo.
Então, como no início, veja a palavra inglesa e diga a tradução sem olhar o verso do cartão. As traduções corretas devem ir para a pilha dos cartões já memorizados. As traduções erradas geram nova pilha de cartões a serem estudados. Vá repetindo o processo até memorizar todos os cartões.
Como não sou formado em Psicologia, não sei explicar o porquê do alto rendimento dos alunos em memorizar por meio dessa técnica. Sei, porém, que essa técnica se baseia no princípio da repetição espaçada (spaced repetition), que é uma técnica de aprendizagem que recomenda aumentar a pausa entre as revisões do conteúdo a ser estudado. Essa repetição espaçada promove o fenômeno da reminiscência. Então, quando trabalhar com os cartões, faça uma pequena pausa e repita o trabalho. Depois, faça outra pausa e repita. Cada intervalo permite que o fenômeno da reminiscência atue, aumentando a probabilidade de que você se lembre das coisas mais tarde.
Leve os cartões na carteira ou na bolsa. E quando estiver num ônibus, fila ou metrô, estude os cartões, dando intervalos entre as repetições.
Flash Cards com Imagens
16 dicas para melhorar leitura em inglês
13 dicas para melhorar escrita em inglês
10 dicas para melhorar listening em inglês
15 dicas para melhorar conversação em inglês
Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione um link para esta página ou clique nos ícones abaixo e divulgue tudo o que você sabe sobre flash cards e de como memorizar idiomas estrangeiros rapidamente no Facebook, Twitter, emails etc.